Workshop de Blog: não foi um workshop

O workshop marcado para o último dia do Seminário Internacional de Mídia e Violência decepciona por falta de dinamismo.

por Thiago Carvalho

1. A ideia do título foi muito boa (e você pegou um bom ponto), mas a estrutura não ficou muito boa, até pela repetição da palavra workshop.

2. Suprimir o "o" do subtítulo dá mais dinamismo a ele. Novamente, parabéns pelo subtítulo: o verbo decepcionar é muito bom.

Quatro ventiladores, três câmeras de filmagem, mesa de aparelhagem eletrônica para gravação e edição de vídeos e aparelhos individuais de tradução simultânea. Essa foi a preparação e o equipamento que englobou a produção do workshop apresentado na sexta-feira à tarde, dia de encerramento do Seminário sobre Mídia e Violência.

3. Erro de concordância verbal e nominal: "Esses foram a preparação e o equipamento que englobaram a produção", ao invés de "Essa foi a preparação e o equipamento que englobou a produção".

4. Tem certeza de que "englobar" é o verbo adequado?

5. Seu parágrafo de abertura foge completamente do esquema lead padrão. Parece que você vai falar sobre como foi para a produção montar o workshop.

Durante a oficina, foram ouvidos importantes nomes da comunicação via blog do Brasil e do exterior. A palestra fora aberta com o discurso inicial do professor da UFRJ/ECO Augusto Gazir, que realizou um discurso interessante. Ele estava visivelmente nervoso – sua mão tremia muito – e baseou sua fala em pontos apresentados anteriormente no discurso da professora e diretora Ivana Bentes. Após esse início, falaram também Oona de Castro, líder de projetos do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e ligada ao site Overmundo, um portal dedicado à cultura brasileira; um aluno/fotógrafo atuante no Complexo do Alemão e o chileno residente no Canadá Maurício Segura, que realizou seu discurso em espanhol – não em inglês, como anteriormente - devido a um problema no sistema de tradução simultânea.

6. "A palestra foi aberta", ao invés de "fora aberta".

7. Fuga do padrão jornalístico com o adjetivo "interessante". Interessante para você, mas não necessariamente para o leitor.

8. Imprecisão jornalística: o discurso foi interessante. Mas e aí? Ele falou sobre o que?

9. Quando foi o discurso da Ivana em que ele se baseou? A informação acabou trazendo confusão.

10. O garoto Maicou não é aluno da ECO.

Apesar dos grandes e promissores discursantes, o workshop elaborado acabou sendo uma atividade cansativa e pouco envolvente. Isso ocorreu devido à falta de dinamismo e interatividade dos participantes, que se resumiram à elaboração de perguntas ao fim dos discursos. A “oficina”, na qual a suposição é realizar uma introdução ao assunto em discussão e depois partir para a realização de uma demonstração prática, se tornou, então, uma palestra comum.

11. Esse parágrafo é muito importante e tem bastante conteúdo. Poderia, com ajustes, ser seu lead.

Ainda que pouco dinâmico, o workshop contou com uma razoável participação do público. Embora boa parte dos 40 ouvintes iniciais já tivesse se retirado nos momentos iniciais, os participantes remanescentes contribuíram de forma relativamente ativa. Muitas perguntas foram elaboradas e idéias foram debatidas – ainda que de maneira tímida – contando, inclusive, com constatações que nada haviam em comum com o tema “blogs”, mas que serviram para divertir os palestrantes e parte da audiência. Por conseguinte, a “oficina” se revelara suficientemente satisfatória para o público presente, mas aquém da expectativa que se criou acerca de um workshop sobre Blogs integrado ao Seminário Internacional sobre Mídia e Violência.

12. Repetição desagradável da palvra "iniciais".

13. Deixou o leitor curioso, o que é ruim. Falou sobre as constatações estranhas que divertiram os participantes sem dar nada de concreto.

14. "Se revelou", ao invés de "se revelara".

15. Poderia ter falas de pessoas que não acharam a oficina tão boa.

16. Não sei se foi seu objetivo, mas o texto acabou sendo um relato pessoal e pouco detalhado.

17. Você escreve bem, tem melodia. Fique atento nos pontos que discutimos na última reunião e tente trazê-los para seu próximo texto!

Nenhum comentário: