Reunião do CA: oposição ao Plano Diretor é votada no último encontro

por Thiago Carvalho
Durante a última segunda-feira, dia 06, na sala do CA, ocorreu uma reunião do Centro Acadêmico da Escola de Comunicação (CAECO) que, dentre outros assuntos, votou pela oposição dos estudantes ao projeto de concentrar todas as faculdades na Cidade Universitária. O encontro contou ainda com propostas e opiniões dos alunos e membros do CA sobre o Plano Diretor.

1. Muito bem! Você conseguiu selecionar as ideias principais neste primeiro parágrafo lead. Faltou apenas a organização em termos de relevância. Seria melhor começar com: “A oposição dos estudantes ao projeto de concentrar todas as faculdades na Cidade Universitária foi votada na última segunda-feira em uma reunião do CAECO...” e assim por diante.

2. Se achar interessante/conveniente, dê uma especificada nesses “outros assuntos”. Talvez dizendo Sararte e Festa Junina. É apenas uma ideia.


A reunião marcada inicialmente para às 18 horas começou com um atraso de 30 minutos e foi aberta com informes gerias feitos por membros do CA sobre a festa junina – que está encontrando problemas quanto a organização – o Sararte – evento de apresentação de bandas, poesias, esquetes e outras atividades, que ocorrerá mas não possui data confirmada – e uma carta entregue ao Reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, que argumentava sobre a política da universidade a respeito das festas e dos espaços públicos dentro dos campus. A principal motivação para a elaboração dessa carta foi a não liberalização do “campinho” do campus da Praia Vermelha para a realização do piquenique durante a semana de calouros.

2. Erro de digitação: “gerais” ao invés de “gerias”.

3. Imprecisão jornalística: “... festa junina – que está encontrando problemas quanto a organização...”. Que problemas? Deixou o leitor curioso.

4. Muitas informações para um só frase no primeiro período desse parágrafo. Tente diluir em 2, 3 ou 4 períodos. Senão, quando termina a frase (principalmente pelos parênteses) você se perde um pouco.


Sobre o Plano diretor foram expressas opiniões contra e a favor da execução dos projetos de centralização das faculdades. Sobre os cursos que se localizam na Praia Vermelha é dito que Economia, Ciências Sociais, Psicologia e Comunicação Social (votação feita durante essa mesma sessão) não sairão de onde estão. Pedagogia manifestou intenções em aderir ao plano e a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis ainda está em debate a respeito.

5. Erro de regência. “Intenções de aderir”, ao invés de “em aderir”.

6. Se o tema central do seu texto é a questão do Plano Diretor, esse parágrafo deveria vir como segundo. O que você acabou fazendo foi optar pela ordem cronológica (contou como foi o começo da reunião e relatou os acontecimentos na ordem em que se sucederam). Lembre que a hierarquia é de importância.

Por fim, a reunião terminou duas horas após seu início com a proposta de criação de uma “campanha” para a conscientização dos alunos da ECO a respeito de temas como Plano Diretor e REUNI, assuntos que afetam diretamente os estudantes. A proposta ainda entrará em desenvolvimento e, em breve, deve ser colocada em prática. A idéia é atrair mais alunos para os conselhos e para a participação nas decisões do CA, uma vez que apenas 12 estudantes compareceram dia 6, um número muito pequeno de pessoas para representar um dos maiores cursos de toda a UFRJ.

7. Por que aspas para a palavra “campanha”? Parece desnecessário.

8. O fato de poucas pessoas terem comparecido poderia ser um ponto interessante a ser explorado. Poderia ter uma referência a isso no lead, por exemplo.

9. Lelesk, você melhorou absurdamente do seu último texto para esse. De fato tentou prestar atenção nos comentários anteriores, parabéns! Agora, falta só tentar fazer esses últimos ajustes.

10. Se quiser publicar no Macacos, rola, porque tem tudo a ver. Mas daí seria mais interessante mudar um pouco o foco para ficar mais atemporal. De repente o foco poderia ser: CAECO vota oposição ao Plano Diretor e vai adotar campanhas de conscientização. Entreviste alguém para saber que tipo de campanha seria essa. Mas é só uma sugestão!

Nenhum comentário: