Trabalho no domingo? Pela Copa Campus, sim

Calouros têm o primeiro contato com o jornalismo esportivo e aprovam a experiência

por Marianne Teixeira e Ricardo Porto

Clima de revanche e de aprendizado. Assim ficou marcada a manhã do último domingo de março no Colégio Batista com o amistoso entre Padaria e Tornassol, respectivamente campeão e vice da 10ª COPA CAMPUS da UFRJ. Na arquibancada, estavam os calouros que aceitaram colocar em prática o novo projeto dos organizadores: tornar o site do torneio mais multimídia com a criação da versão radiofônica e auxiliar os novos alunos da ECO no desenvolvimento da cobertura jornalística.

1. Pequena confusão. Os calouros vão colocar em prática o projeto de ajudar os novos alunos da ECO (que devem ser os calouros) na cobertura?

2. A escolha dessa abordagem do tema caiu muito bem!

O treinamento começou na sexta feira antes do jogo. Gabriel Vieira, do 3o período, dá início à oficina explicando as principais diferenças entre a cobertura televisiva e radiofônica, técnicas de entrevista e como usar o que seria o principal instrumento na hora do jogo: o gravador. Não foi tão fácil quanto parecia, mas o pessoal aprendeu as lições. "O importante da faculdade é você tentar fazer um projeto novo. Essa oficina é uma oportunidade de mostrar aos calouros a importância do rádio e passar a nossa experiência com ela", diz Gabriel.

3. Faltou hífen em “sexta feira”.

Era a hora de pôr em prática o que foi aprendido. Mesmo com a ameaça de chuva, cinco novos colaboradores chegaram animados com a missão de fazer a cobertura do evento. "Fiquei surpreendido com a quantidade de calouros que compareceram. É um número alto num amistoso e estou bastante animado", diz Artur de Araújo, um dos organizadores da oficina. Como nem tudo acontece como é previsto, a partida começou com atraso e os aspirantes a jornalistas esportivos receberam uma outra função: fotografar o jogo. Sem problemas! O que eles queriam era fazer um bom trabalho.

No final, deu tudo certo e o resultado foi a aprovação dos veteranos e a satisfação dos calouros. "Foi uma experiência que superou minhas expectativas e pretendo cobrir esse campeonato sensacional em qualquer dia ou horário", diz Pedro de Figueiredo, estudante do 1º semestre. Para os recém chegados estudantes da ECO, o interesse em continuar no projeto foi unânime, reforçando ainda mais o sucesso da Copa Campus. Para o calouro Felipe Couto, o interessante é o grau de profissionalismo dos jogadores e organizadores. "Aconselho todos a participar", diz ele.

4. “Aconselho todos a participarem” ao invés de “’ aconselho todos a participar’”.

O amistoso terminou com mais uma derrota do Tornassol, equipe da Egenharia Química, marcando quatro gols contra seis do seu rival Padaria, da Educação Física. Mais informações você encontra no site do evento www.copacampus.com.br.

5. O texto está excelente! Vocês estão mais do que parabéns! Em uma linguagem de revista vocês fizeram a matéria ser gostosa de ler até o final!

6. Acho que, se vocês quiserem, dá pra publicar no Macacos, mesmo já tendo passado um tempo.

Um comentário:

Marianne disse...

hahaha não precisa postar no Macacos não *vergonha* está fora da época mesmo! A gente faz algo mais próximo e vcs postam lá!
;*