Desorganização no Fórum

Debates com políticos são pouco divulgados

por Gabriel Pereira
Os debates com os candidatos à prefeitura do Rio organizados pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC) em várias datas, estão sendo marcados pela desorganização. A pouca divulgação dos eventos pelo Fórum, que chegou a ponto de não avisar sobre o cancelamento de um debate, tem atrapalhado a vida de quem se interessou em assistir. Os debates tinham como principal função a exposição de idéias e projetos dos candidatos.

1. Não se separa sujeito e predicado por vírgula (“Os debates (...), estão sendo...”).
2. Estão sendo? Eles já não acabaram?
3. O lead ficou interessante.
4. Várias datas? Informação imprecisa.
5. “... de quem se interessou em assistir” o quê?
6. Dicionários de sinônimos são muito úteis para evitar repetição de palavras.
7. Por que você não falou qual foi o debate cancelado de uma vez?
8. Debate com os candidatos? Não são só alguns?


A principal forma de divulgação das palestras se deu através de e-mails para os estudantes da faculdade. Não se achava qualquer cartaz referente ao assunto nos murais da UFRJ, e a maior parte dos funcionários não sabia informar sobre os eventos.

9. “... se deu através de emails...” não ficou legal. “Através” é o que atravessa. No caso, seria melhor um “por meio de”.
10. “... estudantes da faculdade...”- que faculdade? A UFRJ é uma universidade, a ECO é uma faculdade, o IE é outra etc.


O candidato do PSOL, Chico Alencar, teve a sorte em seu debate no dia 11 de setembro de poder contar com a divulgação por parte de alguns alunos do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Já o candidato do PT, Alessandro Molon, não teve nenhuma ajuda. Seu debate, pouco divulgado pelo Fórum como todos os outros, teve uma baixa procura pelos estudantes.

11. Sorte é um termo um pouco impreciso para uma matéria jornalística. Talvez fosse interessante dizer que foi o púnico candidato que recebeu essa ajuda do DCE e que o auditório ficou cheio por causa disso etc.
12. Primeiro vem o nome inteiro e, depois, a sigla (no caso do DCE).


Descaso no debate com Jandira Feghali

Um dos mais fortes exemplos da desorganização do Fórum com os debates foi o fato do cancelamento da palestra com a candidata do PCdoB Jandira Feghali não ter sido divulgado. Quem se dirigiu ao Fórum no dia para assistir ao debate, saiu sem explicações sobre o acontecido.

13. Ficou bem legal o final desse parágrafo. Chama a atenção do leitor. Se tivesse conseguido o depoimento de alguém que foi, ficaria ainda mais interessante.
14. Não existe vírgula entre sujeito e predicado, mesmo quando o sujeito for uma oração, como é o caso em "Quem se dirigiu (...), saiu...".


A reportagem procurou a administração do Fórum para maiores esclarecimentos na data em questão, porém até mesmo o administrador do Fórum não sabia informar nada sobre o evento marcado para aquele dia e divulgado pela sua assessoria de imprensa. Apenas um funcionário do Fórum soube informar que a candidata havia cancelado sua participação no debate. Nada foi oficialmente divulgado para o público. Outro debate já havia sido cancelado na semana anterior, porém isso também não foi informado pela assessoria de imprensa.

15. “... até mesmo o administrador do Fórum não sabia informar nada sobre o evento...” – meio embolado, não? Você já falou administração no início da frase. Tente repetir menos palavras e usar frases mais curtas.
16. “Outro debate já havia sido cancelado na semana anterior...” – de quem?Imprecisão jornalística.


A falta de compromisso e o aparente descaso com relação a esses eventos acabam prejudicando a imagem do Fórum, que existe na UFRJ desde o começo dos anos 70, sempre procurando passar uma imagem de respeito e seriedade.
Nenhum outro debate com candidatos à prefeitura está marcado até o momento, e a candidata Jandira Feghali, que afirmou que marcaria uma nova data para sua participação, até agora não se manifestou.

17. Procure sempre trazer falas de envolvidos ao seu texto jornalístico,
passa legitimidade. Poderia ter colocado falas do Molon, do administrador do
Fórum e de algum espectador “frustrado”.
18. “Nenhum outro debate com candidatos à prefeitura está marcado até momento...” – o debate não é com mais de um candidato por vez; vários debates foram marcados, melhor seria: foi marcado.
19. Faltou mais informação. O que as pessoas acharam disso? Quais foram os candidatos que deram palestra e os que não deram? Qual é o nome do administrador do FCC? O que as assessorias dos candidatos disseram em relação à participação de seus candidatos? Elas evitaram falar com você?
20. A matéria ficou muito legal. Prende o leitor até o seu desfecho. Grande evolução!

Nenhum comentário: