Cinema para quem gosta de Cinema

por Larissa Rangel

1. Ótimo título. Próprio para jornalismo cultural
A décima edição do Festival do Rio de Cinema começa na próxima quinta-feira, dia 25 de setembro e promete exibir mais de 350 filmes até o dia 09 de outubro. A abertura será com "Última Parada: 174", de Bruno Barreto. Longas inéditos de, dentre outros diretores, Woody Allen, Francis Ford Copolla, Pablo Trapero e até Madonna prometem ser algumas das atrações internacionais do evento. Na pauta nacional, circulam títulos dirigidos por Selton Mello, Matheus Nachtergaele e outros artistas.
2. No trecho "... inéditos de, dentre...", acho que não poderia ser "de, entre", ou melhor: "Longas dirigidos por personalidades como...."para ficar menos truncado.
3. "Última Parada: 174" não é o brasileiro indicado ao Oscar? Seria interessante comentar isso, de repente.

4. O lead ficou bom, muito bem escrito.
Algumas das salas que compõem o circuito são Estação(Botafogo, Ipanema 2, Barra Point, Vivo Gávea), Odeon, Roxy e Cinemark Downtown. Os preços dos ingressos custam entre 2 reais(sessões populares Odeon) e 14 reais e serão vendidos a partir do dia 23 de setembro na Central montada no Estação Botafogo ou pelo site "www.ingresso.com.br" .Vale lembrar que estudantes têm direito à meia entrada. Um catálogo com a programação do festival também é distribuído a partir dessa semana com o jornal O Globo.

5. Achei esse parágrafo muito release. São informações que podem ser dadas no fim do texto para os mais interessados, ou em box.

6. Poderia ter se alongado mais sobre o que foi exposto no lead – sublead.

7. No primeiro período, seria interessante colocar um dois pontos para dar uma desembolada que resulta do excesso de informação.

Sobre a edição passada, em 2007,o filme que abriu o festival foi "Tropa de Elite". Aproximadamente 250 mil ingressos foram vendidos durante os 15 dias de evento. Este ano, há destaque para novidades como o espaço para filmes realizados por celular, um cinema projetado ao vivo e acompanhado por DJs; além da homenagem ao Reino Unido e centenário da Imigração Japonesa.

8. Esse parágrafo poderia ter ficado melhor situado no texto. Do nada: "Sobre a edição passada...". Acho que aí rolava um subtítulo, ou alguma coisa assim, porque você mudou de foco.

9. Vejo que há uma tentativa de conectar o parágrafo ao resto do texto quando você volta a falar do festival deste ano. No entanto, as informações não se relacionam, então ficam meio perdidas.

10. Falta uma vírgula no “como”.

Para os interessados em participar da próxima edição, voluntários são bem-vindos. Universitários de todas as áreas podem se inscrever e algumas semanas antes do início do Festival, é feita uma reunião para que seja definida a área de participação de cada um. O evento é divido entre os seguintes subgrupos: Premiére Brasil( que premia os melhores títulos nacionais), Rio Market (sobre a indústria audiovisual), Eventos Sociais, Produção, Mostra-geração ( seleção de filmes para crianças, jovens e professores),Imprensa Nacional e Internacional, Cine encontro( debates sobre o próprio evento), Rodada de Negócios e Making off.

11. Faltou uma vírgula depois do “e” em “... e algumas semanas...”.

12. Acho que você poderia ter se alongado mais aqui. Esse assunto é o que o mais específico ao seu público alvo. Pense bastante no que o leitor quer ler quando for delimitar o foco do seu texto.

13. Consigo ver 3 temas no seu texto. Acho que faltou um pouco de foco.

14. Mais jornalístico do que o anterior. Continuo achando que você escreve muito bem. Falta apenas uma organização de idéias, um planejamento do texto, para que a leitura possa fluir e o leitor não se perca entre o monte de coisa que parece estar se passando pela sua cabeça.


Para mais informações,visite:
http://www.festivaldorio.com.br/
http://cineclick.uol.com.br
http://www.riomarket.com.br/rio_novo/ptbr/

Nenhum comentário: