Como ganhar presença estando no Sujinho?

por Solange Fontana

Do mesmo modo que alguns professores não podem comparecer a todas as aulas, você, calouro, também pode dar-se ao luxo de não aparecer em algumas, sem prejudicar-se.

Abaixo segue a lista de disciplinas e as possibilidades de falta de acordo com os professores:
  1. Teoria da comunicação
    Com o professor Mohammmed: fique com o pé atrás na hora de faltar à aula dele. Ele disse que faria eventualmente a chamada, mas com o decorrer das aulas ele passou a faze-la todos os dias, porém só no final da aula, ou seja, é só aparecer faltando cinco minutos! Isso se ele já não marcou a sua cara!
    Com a professora Marta: faz a chamada no início. Mas se você ficar perto da porta do fundo é só responder e sair!Atenção: só haverá uma avaliação no semestre, se ligue nela!
  2. Linguagem gráfica
    Com a professora Nathalie Braga: esta está liberada! A professora não fica presa às presenças. Só fique esperto porque, apesar de não aplicar provas, passa oito trabalhos durante o semestre valendo nota e, diz ela, não fazer bem os trabalhos e, conseqüentemente, não passar, aqueles que não possuíam freqüência. Como não sabemos a veracidade disso, qualquer interesse maior em faltar a essa aula, procurem os veteranos.
  3. História da comunicação
    Com o professor Micael Herschmann: também está liberada. O professor prefere ter dentro da sua sala apenas alunos interessados, e não gosta de conversas paralelas. Isto é, não gosta do professor, ou da matéria, a melhor opção é o sujinho.
    Com a professora Jaguaribe: liberada? Só para a EC2, porque ela faz chamada, no início da aula, e ainda faz questão de olhar bem para quem está respondendo. A parte boa é que os ex-alunos sempre a elogiaram, por isso, deve valer a pena. Além disso, sua avaliação é feita através de um trabalho em grupo, mais uma nova prova para LEVAR PARA CASA e escolher APENAS três questões.
  4. Comunicação e Filosofia
    Com o professor Marcio Amaral: ele passa toda aula uma lista de presença, por ele feita, para os alunos assinarem. O bom, se você tiver que faltar, é pedir a um amigo para assinar por você, tomando aqueles cuidados básicos: mudar a cor da caneta, inventar uma nova caligrafia ou assinar o nome da outra pessoa um pouco depois do seu. Porém, verdade seja dita, não é muito bom faltar a uma aula de Filosofia, ainda mais que não temos onde procurar o que foi dito em sala e que vai cair na prova.
    Com o professor Antoum: ah... listinha galera! Hoje o amigo assina para você. Amanhã, é ele que pode não estar então o legal é sempre ter mais pessoas sabendo. Ele passa um trabalho "control c, control v" e uma prova para levar para casa. Parece molezinha, mas é bom se controlar para não perder as datas, além da prova poder não ser tão fácil assim.
  5. Comunicação e Realidade Brasileira
    Com o professor Eduardo Refkaslesky: é o mesmo caso do Mohammed, só que ele faz a chamada, na maioria das vezes, no início e dá chance para os atrasadinhos responderem no final! E o legal é que o professor às vezes não faz chamada só que ele não avisa antes, então para não contar com a sorte ou com a falta dela, se você acredita na teoria da conspiração, é melhor ficar ligado!
  6. Comunicação e Artes
    Com a professora Katia Maciel: a professora como o Marcio Amaral, passa uma lista de presença, porém essa é feita pelos próprios alunos e, normalmente, entregue ao final da aula. Isto é, ou você faz o mesmo esquema que o da aula de Comunicação e Filosofia, ou chega ao final, só para assinar a lista.
    Com o professor André Parente: o professor Parente é um homem de amplas idéias, e prefere compartilhá-las apenas com quem deseja isso, tanto que nem faz chamada. Ou seja, não quer ouvir, "partiu sujinho".
  7. Língua Portuguesa
    com a professora Danielle,Núbia e Alexandre :Alerta vermelho? Pior...além de realizarem a chamada todos os dias de aula, a qual não passa pelas mãos dos estudantes, o número de faltas é limitado, mais ou menos sete.Caso alguém ultrapassar, não poderá realizar a última prova, no português claro, será reprovado.
    * falta o nome do professor da EC2


É importante ressaltar!!!!


"Lançamento de Graus e Freqüência: a escala de aferição do aproveitamento do estudante é representada por graus de 0 a 10, arredondando-se para o valor mais próximo com apenas uma casa decimal. Para ser aprovado e, conseqüentemente, obter o crédito na disciplina, o estudante precisa ter o grau final igual ou superior a 5,0. Este grau exprime, em caráter definitivo, o aproveitamento do aluno e é obtido através de provas, trabalhos, exames ou outro elemento de avaliação estabelecido pelo professor da disciplina. Além disso, você deve ter freqüência igual ou superior a 75% das aulas ministradas no período. O aluno que não atingir esta freqüência será reprovado independentemente do grau obtido."
Disponível em: www.eco.ufrj.br/portal/servicos/manual_3.html


Ligue-se, pois, apesar de alguns professores não avisarem, isso ocorre de fato! E como para tudo tem solução, existe a famosa AGF (alteração de grau e freqüência), sem o qual alunos e ex-alunos afirmam não ser possível se formar, como pode ser visto na comunidade do orkut Picaretas- ECO/ UFRJ, no tópico " A Famigerada AGF".
Gostou? Agora já sabe como planejar o seu próprio horário de aulas.
Você é um universitário, a escolha do que fazer com o seu tempo agora é sua. Porém, não se esqueça: a liberdade é casada com uma tal de responsabilidade, conhece?

Um comentário:

Manuela Andreoni disse...

Já que ninguém comenta aqui, decidi iniciar o movimento...
Adorei a idéia... Deu vontade de fazer uma pro meu período também... Acho que é um ótimo guia e um ótimo "se toooooca!!!" para diversas categorias de ecoínos...
Valeu, Solange!